Pular para o conteúdo principal

O que é bacharelado em Educação Física?



Entenda a diferença entre licenciatura e bacharelado em educação física

Se você está pensando em cursar Educação Física para atuar como motivador de práticas esportivas e atividades físicas, tanto por questões de saúde quanto de estética, então, o bacharelado em Educação Física pode ser o caminho ideal.

A constante preocupação com a qualidade de vida tem levado cada vez mais pessoas a praticarem atividades físicas. Isso fez com que o mercado de trabalho para profissionais de educação física ficasse aquecido e até gerasse novas oportunidades e novos campos de atuação.

O bacharelado em Educação Física, então, apresenta-se como uma graduação que é capaz de formar profissionais para atuar exatamente nesses mercados, propondo atividades físicas de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Caso o seu talento esteja nessa área, não deixe de acompanhar este texto e sanar todas as suas dúvidas sobre a graduação de Educação Física e a formação de bacharelado.


Bacharelado em Educação Física

O curso de bacharelado em Educação Física tem a duração média de quatro anos. Seu objetivo é capacitar, tanto na teoria quanto na prática, profissionais a atuarem nas diferentes áreas do treinamento desportivo e da atividade física. Alguns locais de trabalho podem ser: academia, recreação, clubes esportivos, entre outros. O foco desse profissional será sempre manter a saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus clientes.

Diferentemente da licenciatura, que serve para alunos que querem apenas dar aulas de educação física em escolas, o bacharelado é focado em oferecer, aos graduados, a oportunidade de exercer as mais diversas funções no mercado de trabalho.

A grade curricular desse curso privilegia a prática desde o início. Assim, oferece conteúdos relacionados a esporte e atividades físicas tanto de forma teórica quanto nos procedimentos para serem praticados. A estrutura acadêmica integra teoria e prática da melhor forma, bem como combina conhecimentos de saúde, ciências, esportes e humanas para formar um profissional capacitado a atuar nos mais diversos empreendimentos esportivos, recreativos e de atividades físicas, sempre respeitando diversidades sociais, econômicas, culturais de pessoas, incluindo o atendimento a portadoras de necessidades especiais.

Com foco na saúde corporal, as aulas tomam forma, tanto em salas de aulas como em laboratórios e espaços físicos feitos para a prática do dia a dia do profissional. Abaixo, uma lista com as disciplinas aprovadas pelo MEC, que fazem parte das instituições de ensino que possuem o curso de Educação Física com formação de bacharelado.


Anatomia;

Atividades Complementares;

Atividades Físicas para Grupos Especiais (doenças metabólicas e envelhecimento);

Atividades Motoras e Esportes Adaptados;

Bioestatística;

Biologia Geral;

Biomecânica;

Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico;

Cinesiologia;

Competências Profissionais;

Crescimento, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Motora;

Desenvolvimento Pessoal e Profissional;

Didática;

Direito e Legislação;

Educação Física e Qualidade de Vida;

Educação Física na Infância e Adolescência;

Esportes de Aventura;

Estágio Supervisionado;

Estrutura e Organização da Educação Brasileira;

Ética e Relações Humanas no Trabalho;

Fisiologia do Exercício;

Fisiologia;

Fundamentos Didático-Pedagógicos do Esporte;

Ginástica de Academia;

Ginástica Geral;

História e Organização da Educação Física e do Desporto;

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão;

Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física;

Musculação;

Necessidades Educativas Especiais;

Núcleo de Práticas da Educação Física e do Desporto;

Núcleo de Práticas Desportivas;

Núcleo de Práticas Pedagógicas;

Nutrição;

Planejamento e Marketing Esportivo;

Primeiros Socorros;

Psicologia do Esporte;

Recreação e Lazer;

Responsabilidade Social e Meio Ambiente;

Teoria e Prática de Danças e Ritmos;

Teoria e Prática de Esportes;

Teorias da Aprendizagem;

Treinamento Esportivo.


Nos últimos anos do curso, o aluno terá a oportunidade de realizar estágios para colocar em prática seus conhecimentos, familiarizar-se com atividades do dia a dia desse profissional e ainda ficar mais próximo de oportunidades no mercado de trabalho. E, como última etapa, antes da formatura, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Perfil profissional do bacharel em Educação Física

O profissional bacharel em Educação Física deverá gostar de lidar com pessoas e de praticar atividades físicas. Isso porque sua principal atividade está ligada a oferecer auxílios, aulas, exercícios e motivação para pessoas que desejam ou precisam de atividades físicas para manter qualidade de vida e saúde em dia.

Assim, além de rigor científico, conduta propositiva e muita ética e respeito por diferenças e minorias, seu perfil deverá ter características pontuais como autonomia, criatividade, pró-atividade, liderança e espírito de grupo.


Áreas de atuação

O bacharel poderá atuar em todos os níveis e formas de programas que envolvam atividades físicas. Isso inclui atividades de planejamento, organização, preparação e execução. Esse profissional também terá habilidades para atuar em prescrição e controle do treinamento de modalidades desportivas e de lutas.

Seus locais de trabalho diferenciam-se de acordo com seu papel e suas atividades estipuladas. Porém, no geral, abrangem academias, clubes de esportes e lutas, hotéis que possuem grupos de recreação e até como personal trainer ou autônomo trabalhando em domicílio. Abaixo, para maiores detalhes, separamos uma lista dos principais campos de atuação do bacharel em Educação Física.

Condicionamento físico: atua na realização de exercícios como personal trainer. Pode atender tanto indivíduos como grupos. O local de trabalho varia conforme a necessidade e a vontade do profissional, como: clubes, academias, hotéis e até domicílios.

Grupos especiais: atua no planejamento de atividades físicas voltadas para grupos ou pessoas com necessidades especiais.

Recreação: atua com entretenimento para hóspedes em hotéis, spas, condomínios, clubes e até navios. O profissional deverá ter criatividade e pró-atividade para criar diversas atividades que unam pessoas, divirtam a todos e, ainda, contemplem as áreas da saúde e dos esportes. 

Terceiro setor: atua em projetos sociais de inclusão esportiva.

Performance: atua no treinamento individual ou de equipes focando-se em modalidades esportivas competitivas.

Conforme visto, a principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura é que apenas o bacharel está apto a atuar em todas as áreas descritas acima. Já o formado em licenciatura é aquele que pretende trabalhar apenas como professor, focado na educação básica. Se, ainda assim, o profissional bacharel tem o desejo de dar aulas, além de trabalhar no mercado de trabalho específico desse ramo, ele o poderá fazê-lo com um diploma de pós-graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Introdução   A Educação Física é vista hoje como agente de saúde, estética, melhoria da condição atlética, recuperação física, dentre outras funções, mas nem sempre se pensou assim. Os primeiros relatos de atividades físicas vêm desde a época pré-histórica, quando já se percebia uma preocupação pelo físico mais forte, porém, não com o intuito da beleza ou exercício e sim de proteção. Desde então a Educação Física se adaptava às épocas e sociedades na medida em que passava por mudanças e estágios, evoluindo a cada século para chegar à Educação Física que conhecemos atualmente. A evolução da Educação Física acontece gradativamente à evolução cultural dos povos, estando interligada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades. Evolução da Educação Física ao longo dos tempos Há milhões de anos... Todas as atividades humanas durante o período pré-histórico dependiam do movimento, do ato físico. Ao analisar a cultura primitiva em qualquer ...

ASPECTOS DO LAZER: TEMPO E ATITUDE

Nas reivindicações das associações de moradores, nos luminosos das lojas, nos anúncios de imobiliárias, nas propostas dos candidatos a cargos públicos, nos títulos das revistas, nas seções dos jornais, e em muitas outras situações da vida cotidiana, a palavra “lazer” vem aparecendo com uma frequência cada vez maior, que não se verificava até bem pouco tempo atrás, pelo menos com tanto destaque. Isso faz com que seja quase inevitável, quando se aborda de maneira específica a temática do lazer, iniciar-se destacando os vários entendimentos que a palavra comporta na nossa sociedade, motivados pela incorporação relativamente recente do termo ao vocabulário comum. Além disso, não se pode deixar de considerar que se trata de um termo carregados de preconceitos, motivados por um pretenso caráter supérfluo dessas atividades, contrapondo-se à nossa situação socioeconômica, e pela sua utilização como instrumento ideológico, contribuindo para o mascaramento das condições de dominação as re...

Como montar uma ficha de treinamento de musculação?

Como montar uma ficha de treinamento de musculação? Ao montar uma rotina de treinamento deve-se, em primeiro lugar, observar a divisão dos treinos durante a semana. O objetivo não é apontar de forma absoluta como se dividir um treinamento, mas sim apresentar possíveis soluções para os menos experientes ou para aqueles que por ventura tenham algum tipo de dificuldade em fazer esta divisão. Treinamento de musculação ao montar uma rotina deve-se, em primeiro lugar, observar a divisão dos treinos durante a semana. O objetivo não é apontar de forma absoluta como se dividir um treinamento, mas sim apresentar possíveis soluções para os menos experientes ou para aqueles que por ventura tenham algum tipo de dificuldade em fazer esta divisão. Treino de adaptação Sempre que uma pessoa começa a treinar musculação, as dores musculares (principalmente nas primeiras semanas) são muito fortes, inclusive causando limitação de movimentos em muitos casos. A fim de evitar estes efeitos in...