Entenda a diferença entre licenciatura e bacharelado em educação física
Se você está pensando em cursar Educação Física para atuar como motivador de práticas esportivas e atividades físicas, tanto por questões de saúde quanto de estética, então, o bacharelado em Educação Física pode ser o caminho ideal.
A constante preocupação com a qualidade de vida tem levado cada vez mais pessoas a praticarem atividades físicas. Isso fez com que o mercado de trabalho para profissionais de educação física ficasse aquecido e até gerasse novas oportunidades e novos campos de atuação.
O bacharelado em Educação Física, então, apresenta-se como uma graduação que é capaz de formar profissionais para atuar exatamente nesses mercados, propondo atividades físicas de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Caso o seu talento esteja nessa área, não deixe de acompanhar este texto e sanar todas as suas dúvidas sobre a graduação de Educação Física e a formação de bacharelado.
Bacharelado em Educação Física
O curso de bacharelado em Educação Física tem a duração média de quatro anos. Seu objetivo é capacitar, tanto na teoria quanto na prática, profissionais a atuarem nas diferentes áreas do treinamento desportivo e da atividade física. Alguns locais de trabalho podem ser: academia, recreação, clubes esportivos, entre outros. O foco desse profissional será sempre manter a saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus clientes.
Diferentemente da licenciatura, que serve para alunos que querem apenas dar aulas de educação física em escolas, o bacharelado é focado em oferecer, aos graduados, a oportunidade de exercer as mais diversas funções no mercado de trabalho.
A grade curricular desse curso privilegia a prática desde o início. Assim, oferece conteúdos relacionados a esporte e atividades físicas tanto de forma teórica quanto nos procedimentos para serem praticados. A estrutura acadêmica integra teoria e prática da melhor forma, bem como combina conhecimentos de saúde, ciências, esportes e humanas para formar um profissional capacitado a atuar nos mais diversos empreendimentos esportivos, recreativos e de atividades físicas, sempre respeitando diversidades sociais, econômicas, culturais de pessoas, incluindo o atendimento a portadoras de necessidades especiais.
Com foco na saúde corporal, as aulas tomam forma, tanto em salas de aulas como em laboratórios e espaços físicos feitos para a prática do dia a dia do profissional. Abaixo, uma lista com as disciplinas aprovadas pelo MEC, que fazem parte das instituições de ensino que possuem o curso de Educação Física com formação de bacharelado.
Anatomia;
Atividades Complementares;
Atividades Físicas para Grupos Especiais (doenças metabólicas e envelhecimento);
Atividades Motoras e Esportes Adaptados;
Bioestatística;
Biologia Geral;
Biomecânica;
Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico;
Cinesiologia;
Competências Profissionais;
Crescimento, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Motora;
Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
Didática;
Direito e Legislação;
Educação Física e Qualidade de Vida;
Educação Física na Infância e Adolescência;
Esportes de Aventura;
Estágio Supervisionado;
Estrutura e Organização da Educação Brasileira;
Ética e Relações Humanas no Trabalho;
Fisiologia do Exercício;
Fisiologia;
Fundamentos Didático-Pedagógicos do Esporte;
Ginástica de Academia;
Ginástica Geral;
História e Organização da Educação Física e do Desporto;
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão;
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física;
Musculação;
Necessidades Educativas Especiais;
Núcleo de Práticas da Educação Física e do Desporto;
Núcleo de Práticas Desportivas;
Núcleo de Práticas Pedagógicas;
Nutrição;
Planejamento e Marketing Esportivo;
Primeiros Socorros;
Psicologia do Esporte;
Recreação e Lazer;
Responsabilidade Social e Meio Ambiente;
Teoria e Prática de Danças e Ritmos;
Teoria e Prática de Esportes;
Teorias da Aprendizagem;
Treinamento Esportivo.
Nos últimos anos do curso, o aluno terá a oportunidade de realizar estágios para colocar em prática seus conhecimentos, familiarizar-se com atividades do dia a dia desse profissional e ainda ficar mais próximo de oportunidades no mercado de trabalho. E, como última etapa, antes da formatura, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Perfil profissional do bacharel em Educação Física
O profissional bacharel em Educação Física deverá gostar de lidar com pessoas e de praticar atividades físicas. Isso porque sua principal atividade está ligada a oferecer auxílios, aulas, exercícios e motivação para pessoas que desejam ou precisam de atividades físicas para manter qualidade de vida e saúde em dia.
Assim, além de rigor científico, conduta propositiva e muita ética e respeito por diferenças e minorias, seu perfil deverá ter características pontuais como autonomia, criatividade, pró-atividade, liderança e espírito de grupo.
Áreas de atuação
O bacharel poderá atuar em todos os níveis e formas de programas que envolvam atividades físicas. Isso inclui atividades de planejamento, organização, preparação e execução. Esse profissional também terá habilidades para atuar em prescrição e controle do treinamento de modalidades desportivas e de lutas.
Seus locais de trabalho diferenciam-se de acordo com seu papel e suas atividades estipuladas. Porém, no geral, abrangem academias, clubes de esportes e lutas, hotéis que possuem grupos de recreação e até como personal trainer ou autônomo trabalhando em domicílio. Abaixo, para maiores detalhes, separamos uma lista dos principais campos de atuação do bacharel em Educação Física.
Condicionamento físico: atua na realização de exercícios como personal trainer. Pode atender tanto indivíduos como grupos. O local de trabalho varia conforme a necessidade e a vontade do profissional, como: clubes, academias, hotéis e até domicílios.
Grupos especiais: atua no planejamento de atividades físicas voltadas para grupos ou pessoas com necessidades especiais.
Recreação: atua com entretenimento para hóspedes em hotéis, spas, condomínios, clubes e até navios. O profissional deverá ter criatividade e pró-atividade para criar diversas atividades que unam pessoas, divirtam a todos e, ainda, contemplem as áreas da saúde e dos esportes.
Terceiro setor: atua em projetos sociais de inclusão esportiva.
Performance: atua no treinamento individual ou de equipes focando-se em modalidades esportivas competitivas.
Conforme visto, a principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura é que apenas o bacharel está apto a atuar em todas as áreas descritas acima. Já o formado em licenciatura é aquele que pretende trabalhar apenas como professor, focado na educação básica. Se, ainda assim, o profissional bacharel tem o desejo de dar aulas, além de trabalhar no mercado de trabalho específico desse ramo, ele o poderá fazê-lo com um diploma de pós-graduação.
Comentários
Postar um comentário